$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Grandes Matemáticos: Aristóteles

COMPARTILHE:

Apesar de não ser um exímio Matemático, as obras de Aristóteles com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da Rainha das Ciências, principalmente em seus trabalhos na Biologia, Física, Astronomia e Lógica, hoje muito exigida em concursos públicos.

Apesar de não ser um exímio Matemático, as obras de Aristóteles com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da Rainha das Ciências, principalmente em seus trabalhos na Biologia, Física, Astronomia e Lógica, hoje muito exigida em concursos públicos.

Grandes Matemáticos: Aristóteles

Filho de um médico, Nicômano, Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, Grécia. É considerado a mais significativa figura da ciência grega. 

Quando seu pai foi designado médico pessoal de Amintas III da Macedônia, avô de Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande), sua família mudou-se para a capital, Péla. Devido ao fato de ser filho de médico, isso poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza. 

Seus pais morreram quando era criança, e quando completou 17 anos, Aristóteles foi enviado para a Academia de Platão, em Atenas, começando como discípulo e depois foi professor. Era chamado por Platão de “o leitor” e “o intelecto”. Divergia com Platão em diversos assuntos, e foi suficientemente crítico para ir além do seu mestre. Recusando o idealismo do mundo das ideias, admitia que só o homem concreto existe, e quanto ao movimento, partiu da constatação da sua existência, explicando-lhe a origem e a natureza, indo para o campo das ciências. Aristóteles ficou na Academia por 20 anos até a morte de seu mestre. 

Após foi para uma comunidade de platônicos estabelecida na vizinha Assos, no qual se casou com Pítias, que, após sua morte, casou-se com Hérpilis, no qual nasceu seu filho Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro “Ética a Nicômaco” (sua principal obra sobre Ética). 

Em 342 a.C., Aristóteles foi convidado pelo Rei Felipe II da Macedônia para ser o tutor de seu filho Alexandre, o Grande, permanecendo por três anos. Após Alexandre assumir o posto do pai, que faleceu, Aristóteles retornou a Atenas e abriu sua própria escola e centro de pesquisas, chamada de Liceu, em homenagem a Apolo Liceu. Aristóteles viveu e trabalhou no Liceu durante treze anos, estabelecendo uma escola animada e uma biblioteca, também um museu de objetos naturais de diversas espécies. Tinha o hábito de andar pelo bosque enquanto ensinava a seus alunos, ficando conhecidos como “andarilhos” ou filósofos “peripatéticos” (de peripatein, passear). O museu foi montado pelo próprio Alexandre, que também contribuiu com fundos para o Liceu, mas, quando ele morreu, em 323 a.C., o partido antimacedônico de Atenas acusou Aristóteles de impiedade, tendo que fugir para Cálcis, falecendo em alguns meses no mesmo ano. O Liceu continuou sob a direção de Teofrasto.

Aristóteles se destacou pela diversidade de interesses intelectuais, entre eles a Lógica, Filosofia, Política, Poética, Ética, Astronomia, Física, Metafísica e Biologia, contribuindo também para a Medicina com suas ideias sobre melancolia, além de, mesmo em outros campos da ciência, suas obras também tem alguma influência na Medicina. 

Uma das grandes contribuições de Aristóteles é a Lógica, ficando conhecida como Lógica Aristotélica. A Lógica não é uma ciência e sim um instrumento que ajuda a pensar sem equívocos, sendo necessária à correta estruturação das ciências, pois visa a impedir proposições e análises incorretas. A Lógica estabelece normas para o pensar e regras para o emprego da linguagem, com o objetivo de evitar erros no desenvolvimento das ideias. 

Na Biologia, deu nome a cerca de quinhentas espécies de animais. Em suas observações, incluíam dissecações, apresentando descrições completas do camaleão e dos caranguejos, lagostas, cefalópodes (lulas, polvos, etc.), assim como de muitos peixes e pássaros. Estudou muito a vida marinha, não só apenas com observação e dessecação, mas também com testes de percepção sensorial em vieiras, peixes-navalhas e esponjas. Como os gregos usavam o mel como adoçante, Aristóteles estudou as abelhas com especial cuidado, desde o nascimento das abelhas nas colmeias, o comportamento dos zangões e das operárias e até detalhes sobre o ferrão da abelha, tudo isso sendo que na época não existia microscópio. 

Outro de seus campos de estudo foi a embriologia e fez uma boa tentativa de classificar os seres vivos, embora sua base não tenha sido a que usaríamos hoje. Discutiu também a anatomia animal e humana, e a função dos órgãos do corpo. 

Em Astronomia, Aristóteles afirmava que o universo era uma esfera com a Terra fixa no centro; era finito em tamanho porque se fosse infinito, não teria centro. Afirmava também que a Terra era esférica. Ele concordava que estrelas e corpos celestes se moviam em órbitas circulares, e a Terra era o centro do universo, assim como a Teoria Geocêntrica de Ptolomeu.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Grandes Matemáticos: Aristóteles
Grandes Matemáticos: Aristóteles
Apesar de não ser um exímio Matemático, as obras de Aristóteles com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da Rainha das Ciências, principalmente em seus trabalhos na Biologia, Física, Astronomia e Lógica, hoje muito exigida em concursos públicos.
http://1.bp.blogspot.com/-SPXS2colnLA/VLSke7IDQQI/AAAAAAAABvw/FPzFmRXAfdY/s1600/Grandes%2BMatem%C3%A1ticos%2B-%2BArist%C3%B3teles.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-SPXS2colnLA/VLSke7IDQQI/AAAAAAAABvw/FPzFmRXAfdY/s72-c/Grandes%2BMatem%C3%A1ticos%2B-%2BArist%C3%B3teles.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/05/grandes-matematicos-aristoteles_16.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/05/grandes-matematicos-aristoteles_16.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo