Novidades

Dicas do que fazer no dia de uma prova para Concurso Público

Postado por Matemática é Fácil! - 24 de fevereiro de 2014 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
Estamos num momento em que teremos muitas provas de concursos públicos. Entre o final de fevereiro até o final de março, pelo que me lembro, em SP teremos as seguintes provas: TRT, Hospital das Clínicas, Cremesp, Secretaria Municipal de Saúde, Metrô, Polícia Civil, MTE e o tão aguardado concurso da Caixa Econômica Federal.

Dicas do que fazer no dia de uma prova para Concurso Público

Independente do concurso escolhido, venho dar algumas dicas (de acordo com minhas experiências) a vocês no que fazer no dia da prova, para que tenham um dia mais agradável ou menos estressante:

Procure com antecedência o local da prova

Como geralmente são em universidades, são em locais de fácil acesso. Procure o local no Google ou em guias de ruas.

Durma cedo no dia anterior

Como as provas geralmente são aos domingos, procure não passear no sábado à noite, descanse muito.

Chegue cedo ao local da prova

Procure chegar com 1 hora de antecedência, se a prova for às 8h, saia de casa para chegar às 7h. Em caso de imprevistos, ainda chegará dentro do horário. Na minha opinião é melhor chegar cedo do que perder a prova, além disso você não estará estressado chegando em cima da hora, muito pelo contrário, estará bem tranquilo dentro do horário estipulado.

Alimente-se bem

Geralmente as provas tem duração de 4 horas, então, alimente-se bem mas evite alimentos “pesados”. Como tenho o costume de chegar cedo, gosto de tomar um café para despertar.

Chegue na sala de prova em cima da hora

Não há necessidade de chegar na sala de prova com 1 hora de antecedência, acho que as pessoas ficam mais cansadas por já estarem sentadas 1 hora a mais que as demais pessoas e ficam mais ansiosas por aguardarem muito tempo pela prova.

Se a prova for às 8h, tenho o costume de chegar 5 minutos antes, depois de tomar um café tranquilamente e andar um pouco para espairecer (Distrair-se, entreter-se; usar o entretenimento e/ou lazer para acalmar a mente: preciso andar um pouco para espairecer as ideias. (Etm. es + pairar + ecer)). Se você já está dentro da universidade, a prova não começará sem você estar na sala, então não se preocupe em chegar tão cedo dentro da sala de prova.

Compre somente o necessário

Nas provas são obrigatórias somente canetas (algumas organizadoras exigem somente preta e outras, azul ou preta), lápis e borracha são opcionais e somente para rascunhos. Não há necessidade de comprar régua, nas portas das universidades são vendidas as canetas, lápis, borracha e régua, e dizem ser obrigatório lápis HB e régua também, o que não é verdade, sempre uso lapiseira e nunca usei régua.

E não compre ou consuma tantos alimentos na sala de prova, creio que água, um pacote de “Club Social” (a recheada cai bem) e um chocolate são suficientes até mesmo para descontrair um pouco. Assim evita de perder muito tempo e não atrapalha as outras pessoas com barulhos excessivos.

Faça primeiro a disciplina que achar mais difícil

Se achar Matemática mais difícil e se preparou muito para isso, então faça esse conteúdo logo, pois suas ideias estão mais “frescas”. Se fizer essa disciplina de cabeça cheia, fica mais difícil em lembrar e assim você ficará mais nervoso. E faça os exercícios que achar mais fáceis e após os mais difíceis.

Levante-se

Vá ao banheiro e lave o rosto até mesmo para se distrair um pouco.

- Analise suas facilidades e dificuldades: como dificilmente somos aprovados na primeira prova, sempre faça essa análise de seus pontos fortes e fracos, preparando-se para os próximos concursos. Assim estará mais preparado, à frente das demais pessoas e com sua aprovação bem encaminhada. 


Boa sorte!!!

Atenção: Faremos um curso preparatório para concursos públicos no mês de março. Será um curso básico para todos os concursos e após curso de juros específicos para o concurso da Caixa Econômica Federal.



Sem comentário no artigo " Dicas do que fazer no dia de uma prova para Concurso Público "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.