Novidades

Sobre Conjuntos Numéricos

Postado por Matemática é Fácil! - 18 de janeiro de 2014 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
A Matemática é conhecida como a “Rainha das Ciências”, por estar presente em todas elas. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano utilizava a Matemática das maneiras mais rudimentares, e com o surgimento das civilizações e de acordo com as necessidades das pessoas, foi-se aperfeiçoando aos poucos a Matemática.

Sobre Conjuntos Numéricos

Hoje, mesmo sem perceber, usamos a Matemática desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir, inclusive neste exato momento, estamos utilizando a Matemática ao ler este texto numa tela de computador ou celular.

Com o progresso da humanidade, surgiu a necessidade de organizar a Matemática em diversos conteúdos, nos quais conhecemos durante os anos escolares e também nos editais de concursos públicos. É claro que a Matemática é muito exigida nos concursos, pois além de ser utilizada em qualquer profissão, utilizamos praticamente a cada momento de nosso dia, seja pessoal ou profissional. Organizamos a Matemática iniciando pelos Conjuntos Numéricos, no qual veremos a seguir. 

Definimos conjuntos como uma coleção ou agrupamento de coisas semelhantes, e no caso dos Conjuntos Numéricos, um agrupamento de números com características semelhantes. Dividimos os Conjuntos Numéricos em algumas partes, que são denominadas de acordo com suas características, para melhor compreensão das pessoas. 

Os Conjuntos Numéricos são divididos da seguinte forma: 

  • Conjunto dos Números Naturais $\mathbb{(N)}$;
  • Conjunto dos Números Inteiros $\mathbb{(Z)}$;
  • Conjunto dos Números Racionais $\mathbb{(Q)}$;
  • Conjunto dos Números Irracionais $\mathbb{(I)}$;
  • Conjunto dos Números Reais $\mathbb{(R)}$.

A partir da próxima postagem, estudaremos cada conjunto com suas características e propriedades. Lembrando que os cálculos matemáticos são realizados por meio de fórmulas para facilitar nossa vida, e em todas as fórmulas fazemos operações que estão inseridas nesses Conjuntos Numéricos, portanto, sem a compreensão deles, não conseguimos evoluir matematicamente.



Sem comentário no artigo " Sobre Conjuntos Numéricos "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.