$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Mensagem para o Dia dos Professores

COMPARTILHE:

A educação faz parte da vida do ser humano desde o início de sua história no planeta Terra. Desde os primórdios da civilização, a educação atendeu a determinados objetivos do ser humano, que correspondiam a sua visão de mundo.

A educação faz parte da vida do ser humano desde o início de sua história no planeta Terra. Desde os primórdios da civilização, a educação atendeu a determinados objetivos do ser humano, que correspondiam a sua visão de mundo. 

Mensagem para o Dia dos Professores

Na época primitiva os mais velhos ensinavam os mais jovens a cultura de seu povo; nas primeiras civilizações, com o progresso nas construções das cidades, foram inventados a escrita e os números, havendo a necessidade de algumas pessoas para ler e escrever; na Grécia antiga foi a grande “explosão” do conhecimento vindo com a Filosofia, da Lógica, da Matemática, da Política, entre outros; e nas demais civilizações o conhecimento foi cada vez mais difundidos, seja nas igrejas católicas e também nas escolas e universidades. 

Antigamente, o conhecimento era desfrutado somente pela elite, como os escribas egípcios, os religiosos católicos ou nas escolas e universidades, com acesso somente para a classe alta. No Brasil não foi diferente, desde a época do descobrimento os portugueses catequizaram os índios e as escolas também eram produto para a elite e aos poucos o ensino foi se democratizando tanto no Brasil quanto em todo planeta.

A profissão de professor é uma das mais antigas que existe, talvez por conta da necessidade natural de se aprender algo que o ser humano possui. A antiga Grécia, graças ao surgimento da filosofia, como já vimos, foi o berço do desenvolvimento humano. O filósofo grego Sócrates, há 25 séculos, foi professor de Platão. Ele não ensinava numa escola, mas em locais públicos, principalmente nas praças. Sócrates fazia perguntas para provocar seus discípulos, assim obrigando-os a pensar. No decorrer da história da humanidade, houve diversos modelos de educação até chegarmos nos dias atuais.

No Brasil, no dia 15 de outubro de 1827, o Imperador Dom Pedro I instituiu um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, dizendo que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. Após 120 anos, em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Em São Paulo, no Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia para evitar a estafa de todo ano trabalhado com apenas 10 dias de férias, e assim o professor Salomão Becker sugeriu esse encontro no dia 15 de outubro. Assim como na cidade natal de Becker (Piracicaba), professores e alunos levaram doces para essa confraternização, que teve grande presença de pais, alunos e professores. Com o sucesso dessa celebração, o professor Becker ratificou a ideia de manter nessa data um encontro anual, com sua famosa frase: “Professor é profissão. Educador é missão.” Espalhando-se pelo país, essa celebração foi oficializada em 14/10/1963 pelo Decreto Federal 52.682 como feriado para comemorar o Dia do Professor em 15 de outubro. 

Como disse o professor Salomão Becker naquela confraternização, ser professor é um misto de profissão com missão. Apesar do baixo salário (o Brasil é um dos países onde o professor tem os menores salários), o professor caminha firme em sua proposta de vida. Se fosse pelo salário, escolheríamos outra profissão e eu mesmo teria continuado na área financeira, teria concluído minha graduação em Economia e teria seguido carreira. 

Mesmo com total desvalorização de nossos governantes, que não conseguem enxergar a educação como fonte de crescimento do país, e também com a desvalorização de nossos alunos (reflexo da desvalorização por toda sociedade), que não respeitam o professor e não enxergam a educação como essencial para seu crescimento pessoal e profissional, os professores trabalham fortemente na escola e em casa, estudando, pesquisando e procurando novos caminhos para instruírem os alunos a encontrarem novos meios de aprendizagem. 

Vejo diariamente um grande abismo entre a educação pública e particular, pois trabalho em ambas. Com muita luta, conseguimos plantar algumas sementes na educação pública. Pena que é pouco, mas ainda creio que a educação pública e particular caminharão lado a lado. É necessária uma conscientização geral para a valorização e progresso da Educação. Tenham certeza que a maior satisfação do professor é ver o aluno aprendendo e crescendo pessoal e profissionalmente, temos a maior satisfação em ensinar e ajudar no progresso das pessoas. 

Creio que a profissão do professor seja a única em que o profissional precisa brigar diariamente para trabalhar, além da convivência diária com descasos e violências. Por isso, chamo todos os professores de guerreiros. 

Para você, guerreiro, um FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Mensagem para o Dia dos Professores
Mensagem para o Dia dos Professores
A educação faz parte da vida do ser humano desde o início de sua história no planeta Terra. Desde os primórdios da civilização, a educação atendeu a determinados objetivos do ser humano, que correspondiam a sua visão de mundo.
https://3.bp.blogspot.com/-ukJTqvYyi9Y/VLW2Exet59I/AAAAAAAABx4/9RLB5kcWMak/s1600/Dia%2Bdos%2BProfessores.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-ukJTqvYyi9Y/VLW2Exet59I/AAAAAAAABx4/9RLB5kcWMak/s72-c/Dia%2Bdos%2BProfessores.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/10/mensagem-dia-dos-professores.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/10/mensagem-dia-dos-professores.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo