$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Breve história da Educação Matemática

COMPARTILHE:

A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano na Terra. Podemos dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos e que a Matemática contribuiu para o progresso durante todo o período da história humana.

A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano na Terra. Podemos dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos e que a Matemática contribuiu para o progresso durante todo o período da história humana. 

Breve história da Educação Matemática


O chamado “homem pré-histórico” vivia da caça, da pesca e da colheita de raízes, sementes e frutas. Substituíram as cavernas por moradias em barracas feitas com madeiras e peles de animais, tornando-se nômades. Nesse tempo, a Matemática era intuitiva, sem formalidades no cotidiano, utilizando uma cultura oral e sua forma de contagem era feita por meio de entalhes em madeiras e ossos, nós em cordas e contagem com pedras. 

Com o surgimento das primeiras civilizações, houve a necessidade de novos conhecimentos, como agricultura, comércio, indústrias, domesticação de animais, entre outros. Surgiu também o Estado, as classes sociais, a escrita e o número. No antigo Egito, somente os sacerdotes e escribas tinham o poder da escrita, e utilizavam a Matemática nas situações cotidianas, dedicando-se ao estudo da geometria e da aritmética, garantindo a superioridade perante as classes baixas, fazendo da Educação um privilégio da elite. 

Na antiga Grécia, a Matemática foi formalizada, surgindo também a filosofia, a lógica e a ciência. Ela deixou de ser empírica para ser abstrata, sendo Tales de Mileto considerado o primeiro filósofo e matemático conhecido na história da humanidade. Além de Tales, houve grande desenvolvimento matemático com Pitágoras, Arquimedes, Euclides, Platão, Aristóteles, entre diversos outros. Foi na Escola Pitagórica, que a Matemática foi introduzida na educação grega, restringindo a escola filosófica e aos seguidores de Pitágoras, com as disciplinas: aritmética, geometria, música e astronomia (que ficaram conhecidas como as matemáticas).

No período de mil anos (476 – 1453), a humanidade viveu um período de baixo avanço nas ciências, chamado de Idade Média. Somente os filhos dos nobres estudaram latim e as “sete artes liberais”, constituídos pelo trivium (gramática, retórica e dialética) e pelo quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia). Então, o conhecimento científico teve destaque no Oriente, com a tradução de diversos trabalhos de grandes matemáticos, com destaque para a Álgebra e os Algarismos Indo-Arábicos de Al-Khowarizmi. 

Com a ciência moderna, devido ao avanço das grandes navegações, a indústria e o comércio entre os povos, a Matemática foi estabelecida junto com os métodos experimentais e indutivos, explicando diversos fenômenos. Nesse período, conhecido como Renascimento, a Europa retoma o conhecimento científico. Surgiram grandes nomes na arte, ciência e astronomia, todos envolvendo a Matemática, em nomes como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Luca Pacioli, Isaac Newton, John Napier, Johannes Kepler, René Descartes, Pierre de Fermat, Blaise Pascal, entre diversos outros. 

Com a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, houve um grande deslocamento da população para os centros urbanos, surgindo a classe operária. Apesar da objeção da classe nobre, era necessário ensinar escrita e Matemática aos trabalhadores, devido a necessidade de operar as máquinas industriais, havendo discussões sobre uma educação universal, gratuita e obrigatória. O avanço na Matemática foi enorme e dezenas de matemáticos colocaram seu nome na história, principalmente pela contribuição com a tecnologia. Houve a necessidade de renovação nas universidades e o surgimento das escolas técnicas. No final do século XIX, foi crescente a preocupação com a modernização do ensino da Matemática, transcendendo até o século XX. Essa modernização preocupava-se com a prática da Matemática, para atender as novas exigências sócio-político-econômicas. 

O movimento de modernização da Matemática chegou ao Brasil no início da década de 1950, conhecido como Movimento Matemática Moderna, com o objetivo de unir os três ramos da Matemática (aritmética, álgebra e geometria) que eram lecionados separadamente desde a transição do ensino religioso dos padres jesuítas e o surgimento de instituições científicas e culturais com a chegada de D. João VI e a Família Real. 

Apesar da tentativa de contextualizar a Matemática por meio de livros didáticos, inter-relacionando os conteúdos, a simbologia e a abstração predominaram nos livros didáticos, e os problemas no ensino da disciplina continuaram. Mesmo com o fim do Movimento Matemática Moderna, há décadas, os mesmos problemas ainda continuam até hoje.


Obs.: Esse texto faz parte do meu Trabalho de Conclusão de Curso da minha graduação em Pedagogia, com o tema: O Programa Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos.


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!


Grande abraço e bons estudos!

Breve história da Educação Matemática


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,27,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,10,História da Matemática,52,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Breve história da Educação Matemática
Breve história da Educação Matemática
A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano na Terra. Podemos dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos e que a Matemática contribuiu para o progresso durante todo o período da história humana.
https://2.bp.blogspot.com/-PCdINVFRdnM/WNwq62tS4zI/AAAAAAAANW0/z6YdXdcla2kDh6DPfD67ejLj-Qh_hbkewCLcB/s1600/Breve%2BHist%25C3%25B3ria%2Bda%2BEduca%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BMatem%25C3%25A1tica.png
https://2.bp.blogspot.com/-PCdINVFRdnM/WNwq62tS4zI/AAAAAAAANW0/z6YdXdcla2kDh6DPfD67ejLj-Qh_hbkewCLcB/s72-c/Breve%2BHist%25C3%25B3ria%2Bda%2BEduca%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BMatem%25C3%25A1tica.png
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2017/04/breve-historia-educacao-matematica.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2017/04/breve-historia-educacao-matematica.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo