Novidades

Concurso Público para a CPTM

Postado por Jefferson Santos - 28 de julho de 2017 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
Com a escassez de concursos públicos nesse ano de 2017, estamos divulgando mais uma oportunidade com edital publicado, dessa vez para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Concurso Público para a CPTM


Estão abertas 8 vagas e mais cadastro de reserva, para os seguintes cargos: Agente de Conservação de Via; Agente de Manutenção Civil (Pedreiro); Agente de Manutenção Civil (Encanador); Agente de Manutenção Metalúrgico (Soldador); Agente de Serviços de Operação; Oficial de Manutenção Elétrica (Eletricista); Oficial de Manutenção Mecânica (Mecânico); Técnico de Manutenção, Projetos e Obras (Edificações ou Construção Civil). A vaga para Agente de Conservação de Via exige o nível escolar de Ensino Fundamental, e os demais cargos exigem Ensino Médio, alguns com curso de qualificação, conforme edital. 

O salário varia de R\$ 1.802,90 a R\$ 4.037,71, com jornada de 40 horas semanais. Esses valores são iniciais, com aumento salarial após a efetivação do funcionário.

O período de inscrições é de 28/07/2017 a 18/08/2017, com valores de R\$ 14,80 (Ensino Fundamental) e R\$ 15,70 (Ensino Médio), no site da RBO Concursos

A prova de conhecimentos teóricos está agendada para o dia 10/09/2017, e após serão convocados candidatos para a prova prática. A prova teórica será com 50 questões, entre elas: Matemática (25) e Língua Portuguesa (25) para os cargos de Ensino Fundamental e Médio, exceto para Técnico de Manutenção, Projetos e Obras, que serão Matemática (15), Língua Portuguesa (10) e Conhecimento Específico (25). 


Segue abaixo os conteúdos de Matemática: 

Ensino Fundamental – Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema de Medidas Legais. Porcentagem. Sistema monetário brasileiro. Resolução de situações problema. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico.

Ensino Médio – Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio Lógico.


Confira o edital completo com todas as informações do concurso. 


Neste blog, temos diversos conteúdos de Matemática que podem te auxiliar a estudar para este e outros concursos, com explicações, exercícios e correções de Matemática de outros concursos públicos, em arquivo PDF para você salvar, imprimir e estudar em qualquer lugar, além de muitas videoaulas que contém praticamente todo o conteúdo deste edital. Também temos o nosso canal do YouTube, com explicações e exercícios de conteúdos matemáticos e também exercícios de concursos públicos.   


Prepare-se já!


Caso precisarem, trabalho com aulas particulares de Matemática, presenciais em SP (domicílio ou bibliotecas) e via Skype para todo o Brasil. Em caso de dúvidas, entre em contato no e-mail: contato@matematicaefacil.com.br ou nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram.  

Trabalho com apostilas de concursos públicos, livros didáticos, e diversas provas de concursos anteriores que eu imprimo e resolvo, além de imprimir e resolver alguma prova específica que o aluno precisar. 


Conheça também meu Portfólio no link que também está neste blog.


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!


Grande abraço e bons estudos!

Concurso Público para a CPTM




Jefferson Santos

É autor e criador do blog Matemática é Fácil! Sou graduado em Matemática, pós graduado em Administração de Finanças e Banking, pós graduado de Formação em Educação a Distância (EAD) e graduado em Pedagogia.
Facebook | Twitter |

Sem comentário no artigo " Concurso Público para a CPTM "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.