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Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Postado por Jefferson Santos - 22 de junho de 2017 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
De acordo com a Lei 9394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação de jovens e adultos destina-se, gratuitamente, aos cidadãos que não tiveram acesso ou continuidade em seus estudos no ensino fundamental e ensino médio na idade própria. Para ingressar no ensino fundamental, o aluno precisa ter idade maior de quinze anos, e para ingressar no ensino médio, idade maior de dezoito anos. De acordo com a mesma lei, um dos principais objetivos da educação é formar o cidadão com capacidade de aprender e obter domínio na leitura, na escrita e no cálculo, vinculando os saberes para o mundo do trabalho e à prática social. 

Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Apesar do objetivo em formar cidadãos nos ensinos fundamental e médio, a EJA tem suas peculiaridades, entre elas, pessoas com experiências de vida, que já estão inseridas no mundo do trabalho e que já participam de práticas sociais. Portanto, um dos principais desafios da Educação de Jovens e Adultos é adequar o currículo para esse público. 

A Educação de Jovens a Adultos iniciou no Brasil a partir da década de 1930, devido as transformações sociais, como a industrialização, promovendo um crescimento populacional nas grandes cidades. Em 1947, o Ministério da Educação (MEC) produziu, pela primeira vez, material didático visando a leitura e escrita para os adultos. 

Com diversas críticas ao sistema educacional de adultos (que visava somente os padrões silábicos, pequenas frases feitas com a mesma sílaba, e mensagens de moral e civismo), surgiu um movimento contra um ensino superficial, comandado por Paulo Freire no final da década de 1950. Com o pensamento pedagógico visando a autonomia e conscientização do aluno, e a busca constante do conhecimento, por meio das práticas e contexto de vida dos alunos, Paulo Freire inspirou diversos movimentos sociais de educação popular realizados por intelectuais, sindicatos, estudantes e igreja católica, no início da década de 1960, nos quais foram reprimidos pelo golpe militar de 1964, no qual o governo brasileiro lançou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), suprimindo todo o sentido crítico e problematizador na educação. 

Com o fim do período militar na década de 1980, extingui-se o MOBRAL, surge a Fundação Educar e retornam os movimentos para uma alfabetização conscientizadora, propostas por Paulo Freire. Houve um avanço no ensino da Língua Portuguesa e dá-se atenção à Educação Matemática, principalmente às suas operações básicas. Os próprios alunos se preocupavam com a Educação Matemática, pois sentiam a necessidade de aprender a calcular, devido às necessidades do cotidiano.

Com a extinção da Fundação Educar, em 1990, há um grande vazio na educação de adultos. Estados, municípios e algumas organizações da sociedade civil assumem o papel nesse modelo de educação, em certa época chamada também de ensino supletivo. Ao longo dos anos, poucas políticas educacionais são elaboradas, assim como poucos materiais didáticos, onde grande parte desses materiais são os mesmos do ensino regular, porém, pouco adaptados à realidade dos adultos.

Obs.: Esse texto faz parte do meu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia, com o tema: O Programa Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos. Repare que os próprios alunos sentiam a necessidade de aprender Matemática, pois é algo que usamos a todo momento em nosso cotidiano. 


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Grande abraço e bons estudos! 

Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA)




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Jefferson Santos

É autor e criador do blog Matemática é Fácil! Sou graduado em Matemática, pós graduado em Administração de Finanças e Banking e pós graduado de Formação em Educação a Distância (EAD).
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