$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos

COMPARTILHE:

Mais uma vez, com grande prazer, recebi um convite do Jornal Folha Dirigida para mais uma entrevista, com mais dicas de como estudar Matemática para concursos públicos.

Mais uma vez, com grande prazer, recebi um convite do Jornal Folha Dirigida para mais uma entrevista, com mais dicas de como estudar Matemática para concursos públicos. 
Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos


É um resumo de outro artigo de nosso blog, Dicas valiosas de como estudar Matemática para Concursos Públicos, e também do vídeo em nosso canal do YouTube, Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos, que também abordei este tema. 

Espero, mais uma vez, conseguir auxiliá-los em seus estudos. 

Segue abaixo a foto da reportagem do jornal, que foi um resumo das perguntas que respondi, e também a entrevista na íntegra, com as perguntas do jornal e minhas respostas.

Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos


1. O edital desse concurso sai em meados fevereiro. Você recomenda já começar com tudo nos estudos? Alguma recomendação de horas diárias? 

Na minha opinião, quanto antes você começar a estudar, melhor. Em Matemática, recomendo 2 horas diárias, para não ficar cansativo. 


2. Apostilas, resolução de exercícios, videoaulas... os candidatos têm várias opções para estudar. Você tem alguma dica de método específico, levando em conta as particularidades da sua disciplina? Focar em alguma dessas opções, se concentrar em uma e partir pra outra, algo assim? 

Recomendo sempre o concurseiro conhecer a Matemática básica, prefiro os livros didáticos antigos (são mais objetivos e mais baratos, encontra-se em sebos). Conhecendo o básico, parte-se para as interpretações de exercícios de concursos públicos. As apostilas ajudam, pois resumem a Matemática básica e aplicam exercícios de concursos. Após conhecer a Matemática básica e treinar as interpretações de exercícios, o principal é resolver exercícios de concursos públicos, principalmente da mesma banca examinadora do seu concurso pretendido, assim como prestar algum outro concurso que não seja seu objetivo para treinar o clima de concursos públicos, controlando a ansiedade. 

Além dos conteúdos impressos, há diversos canais do YouTube com resoluções de exercícios de concursos públicos, assim como os cursos online que dão suporte ao concurseiro. Outro suporte importante (com um investimento maior) são os cursos presenciais. E para quem precisar de um atendimento individual personalizado, as aulas particulares são primordiais. 


3. Na sua disciplina, Matemática, quais conteúdos desse edital você considera mais cobrado e mais "perigoso" em concursos? Como estudar para esses conteúdos? 

Geralmente, entre os conteúdos mais cobrados, o mais “perigoso” são as Equações de 1º Grau, pois são diversos tipos de exercícios diferentes deste conteúdo. É a partir das Equações que se começa a perceber a transição da linguagem escrita para a linguagem matemática. Lembrando que em outros conteúdos, como Razão, Proporção, Regra de Três Simples e Composta, Juros e diversos outros também precisam descobrir alguma incógnita, “caindo” em Equações do 1º Grau. Para começar, os livros didáticos que iniciam este conteúdo (Equações do 1º Grau, livros de 7º ano do Ensino Fundamental) são excelentes nisso.


4. Pela sua experiência de professor, você consegue identificar erros comum na preparação de candidatos (no geral e na sua disciplina)? Como resolver? 

Na minha opinião, o erro mais comum é começar a tentar resolver exercícios de concursos públicos sem conhecer a Matemática básica. Creio que o concurseiro, primeiramente, deve aprender a calcular, conhecer os macetes e fórmulas, para depois começar a interpretar as questões e treinar os exercícios de concursos públicos. 


5. Por fim, queria que você deixasse uma palavra de incentivo ou uma dica geral para os candidatos que prestarão o concurso.

Nunca desista de seus sonhos! 

O caminho é longo. O conhecimento não é construído do dia para a noite é uma junção de ações que exigem foco e disciplina. Uma vez adquirido, jamais retirado. 

Como professor concursado, foram tempos de estudo e determinação para conseguir este objetivo. A cada concurso que prestar, mesmo sem aprovação, é um treinamento, uma construção de conhecimento. 

Atente-se muito nas palavras-chave, nos tipos de exercícios de cada conteúdo, que geralmente são bem parecidos. Caso necessário, peça auxílio, seja em livros, apostilas, colegas, videoaulas, cursos preparatórios ou aulas particulares. 


Prepare-se já!


Caso precisarem de aulas particulares de Matemática em SP, estou a disposição para maiores esclarecimentos neste blog, nos perfis das redes sociais com links que estão aqui, pelo Facebook, no Canal do YouTube, no Google Plus, Twitter, Instagram ou pelo Linkedin, e também no e-mail: contato@matematicaefacil.com.br.  

As aulas particulares são lecionadas em domicílio, tanto na residência do aluno, quanto em bibliotecas públicas ou em empresas. Também leciono via Skype para todo o Brasil, com 20% de desconto no valor da aula presencial. Para aulas preparatórias de concursos públicos, trabalho com apostila de concursos, livros didáticos, e diversas provas de concursos anteriores que eu imprimo e resolvo, além de imprimir e resolver alguma prova específica que o aluno precisar. 

Conheça também meu Portfólio no link que também está neste blog. 


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!


Grande abraço e bons estudos!

Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos
Mais dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos
Mais uma vez, com grande prazer, recebi um convite do Jornal Folha Dirigida para mais uma entrevista, com mais dicas de como estudar Matemática para concursos públicos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis9_TVXxPbiTWwISx_GibxcNvGyFxC4N0kSGxqQfRaxB8H1xHKbJcj4z242kjfT7PQ4HboKHYtD7hLM_u2nNcZZfQR6okWYEazZ9h44cFccAbxB21CnhcUXDYFjd9ia7FpVup-w09nNsRg/s1600/Mais+dicas+de+como+estudar+Matem%25C3%25A1tica+para+Concursos+P%25C3%25BAblicos.PNG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis9_TVXxPbiTWwISx_GibxcNvGyFxC4N0kSGxqQfRaxB8H1xHKbJcj4z242kjfT7PQ4HboKHYtD7hLM_u2nNcZZfQR6okWYEazZ9h44cFccAbxB21CnhcUXDYFjd9ia7FpVup-w09nNsRg/s72-c/Mais+dicas+de+como+estudar+Matem%25C3%25A1tica+para+Concursos+P%25C3%25BAblicos.PNG
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2017/03/mais-dicas-como-estudar-matematica-concursos-publicos.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2017/03/mais-dicas-como-estudar-matematica-concursos-publicos.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo