$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

A Educação a Distância no Brasil

COMPARTILHE:

Como não temos registros dessa atividade em outros tempos, o Século XX foi o marco da Educação a Distância no Brasil. Com certo atraso em tecnologia, comparado aos países da Europa e os Estados Unidos, o marco histórico da EAD no Brasil foi a implantação das “Escolas Internacionais”, em 1904, representando organizações norte-americanas, oferecendo cursos por correspondência nos setores de comércio e serviços.

Antes de falarmos sobre as gerações da Educação a Distância (EAD), vamos conhecer uma breve história da Educação a Distância no Brasil.

A Educação a Distância no Brasil


Como não temos registros dessa atividade em outros tempos, o Século XX foi o marco da Educação a Distância no Brasil. Com certo atraso em tecnologia, comparado aos países da Europa e os Estados Unidos, o marco histórico da EAD no Brasil foi a implantação das “Escolas Internacionais”, em 1904, representando organizações norte-americanas, oferecendo cursos por correspondência nos setores de comércio e serviços. Outros fatos históricos na história da EAD no Brasil, foram:

- A criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Henrique Morize e Edgard Roquette – Pinto, em 1923, oferecendo cursos de Português, Francês, Literatura Francesa, Silvicultura, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia, iniciando assim a Educação a Distância pelo rádio no Brasil. O mesmo Roquete – Pinto instalou, em 1934, a Rádio – Escola Municipal no Rio de Janeiro. 

- A criação, em 1939, do Instituto Rádio Técnico Monitor, em São Paulo, hoje conhecido como Instituto Monitor, fundado pelo húngaro Nicolas Goldberger. Foi o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, e atualmente oferece cursos ainda por correspondência e cursos online. 

- A criação, em 1941, do Instituto Universal Brasileiro, o segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente, fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor. Atualmente, também oferece cursos por correspondência e online, dando a opção para o aluno em escolher as duas modalidades em todos os cursos, oferecendo os cursos online com preço mais baixo, e oferecendo também além dos cursos técnicos e profissionalizantes, ensinos fundamental e médio no módulo supletivo. 

- Os cursos por TV e vídeo no Brasil, ficaram evidentes com a criação da TV e Rádio Cultura, em 1969, ambas da Fundação Padre Anchieta, e também com a criação do Telecurso 2º grau, em 1978, após conhecido como Telecurso 2000, pela Fundação Padre Anchieta, Rede Globo e Ministério da Educação (MEC). Na mesma década, e também pela Fundação Padre Anchieta junto com o MEC, surge o Projeto Minerva, com a utilização do rádio para a educação e inclusão social de adultos. 

- Em 1979, é criada a primeira universidade com curso de Educação a Distância, que foi a Universidade de Brasília, com cursos veiculados por jornais e revistas.

- A Universidade Aberta de Brasília foi um acontecimento muito importante na Educação a Distância no Brasil, criada em 1992.

- Em 1996, foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, privilegiando a democratização e a qualidade da educação brasileira, surgindo oficialmente no Brasil o termo Educação a Distância, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora regulamentada em 2005. 

- Na década de 2000 surgiram diversas universidades oferecendo cursos de graduação e pós graduação, destacando-se a Universidade Aberta do Brasil, criada em 2005, com parceria entre o MEC, estados e municípios, junto com universidades públicas de ensino superior, integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância. Sua criação tem o foco principal de democratizar o ensino, ampliando vagas na educação superior para a sociedade, além da formação inicial e continuada para profissionais de magistério e profissionais da administração pública. 


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: A Educação a Distância no Brasil
A Educação a Distância no Brasil
Como não temos registros dessa atividade em outros tempos, o Século XX foi o marco da Educação a Distância no Brasil. Com certo atraso em tecnologia, comparado aos países da Europa e os Estados Unidos, o marco histórico da EAD no Brasil foi a implantação das “Escolas Internacionais”, em 1904, representando organizações norte-americanas, oferecendo cursos por correspondência nos setores de comércio e serviços.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHT2jTHmZCERSL_S7An1AfylN7wYp-LalzvSbT0cdFwlO2rtyJWCr0OprLVZVa6Z4OODOsO0UKlpIBP-wZ9jnK3VfoC6x6Q7Zf_k7AIdypzZKwZ5XhO7pJCIZ0mlYwu7nIkRlhrmSXB0V2/s1600/A+Educa%C3%A7%C3%A3o+a+Dist%C3%A2ncia+no+Brasil+.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHT2jTHmZCERSL_S7An1AfylN7wYp-LalzvSbT0cdFwlO2rtyJWCr0OprLVZVa6Z4OODOsO0UKlpIBP-wZ9jnK3VfoC6x6Q7Zf_k7AIdypzZKwZ5XhO7pJCIZ0mlYwu7nIkRlhrmSXB0V2/s72-c/A+Educa%C3%A7%C3%A3o+a+Dist%C3%A2ncia+no+Brasil+.png
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2015/03/educacao-distancia-brasil.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2015/03/educacao-distancia-brasil.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo