Novidades

Breve introdução ao estudo de Equações

Postado por Jefferson Santos - 1 de março de 2015 Sem comentários
Equação, do latim equatione, significa equacionar, igualar, pesar, igualar em peso. Palavra de origem árabe, equação vem de adala, que significa “ser igual a”, reforçando a ideia de igualdade. Atualmente, para descobrir o valor de uma equação, representamos esse valor desconhecido por letra, na qual chamamos de incógnita, e geralmente representada pela letra x. A equação é utilizada quando temos um problema dentro de uma determinada situação.

Breve introdução ao estudo de Equações

Existem diversos tipos de equações, nas quais utilizamos numa situação específica, há tipos de problemas que só conseguimos resolver usando determinada equação. 

Equação é um dos ramos da Álgebra, palavra também de origem árabe, no latim al-jabr, usada pela primeira vez no livro “Al-Kitab al-jabr wa’l Muqabalah”, do astrônomo e matemático hindu al-Khowarizmi, por volta do ano 825. Em alguns de seus significados, Álgebra significa “ciência da restauração (ou reunião) e redução”, “ciência da transposição e cancelamento”, “a transposição de termos subtraídos para outro membro da equação”, “o cancelamento de termos semelhantes (iguais) em membros opostos da equação”, ou, numa tradução simples “a ciência das equações”, apesar de atualmente álgebra ser um campo mais amplo, além das equações. 

O primeiro indício no uso de equações consta no chamado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor, no Egito, em 1858. Esse papiro também recebe o nome de Ahmes, um escriba que relata no papiro a solução de problemas relacionados à Matemática. Como os egípcios não utilizavam a notação algébrica, os métodos de solução de uma equação eram complexos e cansativos. Os gregos resolviam equações através de Geometria, principalmente com Diofanto de Alexandria (século III a.C.), que contribuiu de forma satisfatória na elaboração de conceitos teóricos e práticos para a solução de equações. Essas equações eram representadas da seguinte forma:

“Aha, seu total, e sua sétima parte, resulta 19”. 

Veja que a expressão Aha indica o valor desconhecido, atualmente esse problema é resolvido com o auxílio de letras, as mais comuns são x, y e z. Com isso, hoje esse problema é representado da seguinte forma: $ x\quad +\quad \cfrac { x }{ 7 } \quad =\quad 19 $

Mas foram os árabes que promoveram um grande progresso na resolução de equações. Para representar o valor desconhecido de uma equação, os árabes chamavam o valor desconhecido de “coisa”, que se pronunciava xay, assim, mais adiante, surgindo a notação x, simplificando essa palavra. Na matemática árabe, destaca-se o hindu al-Khowarizmi. 

As equações ganharam destaque quando passaram a ser escritas com símbolos matemáticos e letras. O primeiro a fazer isso foi o francês François Viète, no final do século XVI, sendo chamado de “pai da Álgebra”. Viète também foi o primeiro a estudar as propriedades das equações através de expressões gerais como ax + b = 0. Graças a ele, os objetos de estudo da Matemática deixaram de ser somente problemas numéricos sobre preços das coisas, idade das pessoas ou medidas dos lados das figuras, e passaram a englobar também as expressões algébricas.

Com esse desenvolvimento, as equações são utilizadas atualmente em cálculos complexos, presentes em praticamente todos os estudos relacionados ao desenvolvimento humano, como Engenharia, Física, Química, Biologia, Arquitetura, Urbanismo, Transportes, Contabilidade, Economia, Administração, Informática, entre outros. 



Jefferson Santos

É autor e criador do blog Matemática é Fácil! Sou graduado em Matemática, pós graduado em Administração de Finanças e Banking e pós graduado de Formação em Educação a Distância (EAD).
Facebook | Twitter |

Sem comentário no artigo " Breve introdução ao estudo de Equações "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.