$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Grandes Matemáticos: Gabriel Cramer

COMPARTILHE:

Gabriel Cramer nasceu em Genebra, na Suíça, em 31 de julho de 1704. Filho de Anne Mallet e Jean Isaac Cramer, que era médico. De seus dois irmãos, um tornou-se médico e outro, professor de Direito.

Grandes Matemáticos: Gabriel CramerGabriel Cramer nasceu em Genebra, na Suíça, em 31 de julho de 1704. Filho de Anne Mallet e Jean Isaac Cramer, que era médico. De seus dois irmãos, um tornou-se médico e outro, professor de Direito. 

Com apenas 18 anos, obteve o grau de doutor pela Universidade de Genebra, com uma tese sobre “A teoria do som”, sendo nomeado professor da mesma universidade aos 20 anos, dividindo a cadeira com outro jovem matemático, Calandrini, que descreve Cramer como sendo “amigável, bem-humorado, sensato, saudável e com boa memória”. Cramer ensinou Geometria e Mecânica, e Calandrini ensinou Álgebra e Astronomia.

A universidade exigiu que cada um deles viajasse dois ou três anos para consolidar sua formação, então, entre 1727 e 1729, Cramer viajou pela Europa, conhecendo grandes matemáticos como Euler, Johann Bernoulli, Daniel Bernoulli, Halley, de Moivre, Stirling, entre outros, ganhando respeito e reconhecimento de todos. 

Retornando em 1729 e retomando a atividade docente, inovou o método de ensino, dando aulas em francês em vez de latim (que era habitual na época), “de modo que as pessoas que tinham um gosto por essas ciências, mas não podia tirar Latina”. Calandrini saiu da universidade, ficando a Matemática totalmente na responsabilidade de Cramer. 

Tinha um vasto leque de interesses, com artigos sobre Geometria, Filosofia, e outros com assuntos diferentes, como “a aurora boreal” ou “a importância de ter mais de uma testemunha num julgamento”. Aplicou também seu conhecimento matemático à artilharia, à reconstrução de edifícios e à construção de fortificações. 

A sua obra mais famosa é a “Introduction à I’analyse des lignes courbes algébriques”, publicada em 1750. Nela aborda os sistemas de equações lineares com múltiplas incógnitas e formula um teorema que daria origem à conhecida Regra de Cramer, que descreve como obter a inversa de uma matriz recorrendo ao cálculo de determinantes. 

Também é conhecido pelo Problema de Castillon-Cramer, que consistem em inscrever um triângulo numa circunferência de forma a que inclua três pontos dados, e pelo Paradoxo de Cramer.

O esforço e empenho que Cramer dedicou à preparação da sua “Introduction à I’analyse des lignes courbes algébriques” e aos demais trabalhos, fragilizaram sua saúde, além de um acidente com a queda da sua carruagem, deixando-o dois meses de cama. Para recuperar sua saúde, seu médico recomendou um período de descanso no Sul da França, e, durante a viagem, faleceu em Bagnols-Sur-Cèze, na França, em 04 de janeiro de 1752.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Grandes Matemáticos: Gabriel Cramer
Grandes Matemáticos: Gabriel Cramer
Gabriel Cramer nasceu em Genebra, na Suíça, em 31 de julho de 1704. Filho de Anne Mallet e Jean Isaac Cramer, que era médico. De seus dois irmãos, um tornou-se médico e outro, professor de Direito.
http://4.bp.blogspot.com/-Bckwpgl_eEk/VLSpL0WU8tI/AAAAAAAABwU/0AJrQsbf6f8/s1600/Grandes%2BMatem%C3%A1ticos%2B-%2BGabriel%2BCramer.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-Bckwpgl_eEk/VLSpL0WU8tI/AAAAAAAABwU/0AJrQsbf6f8/s72-c/Grandes%2BMatem%C3%A1ticos%2B-%2BGabriel%2BCramer.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/06/grandes-matematicos-gabriel-cramer_21.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/06/grandes-matematicos-gabriel-cramer_21.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo