Grandes Matemáticos: Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu em 1564, ano da morte de Michelangelo Buonarotti e do nascimento de Willian Shakespeare, na cidade de Piza, Itália. O físico, matemático, astrônomo e filósofo teve um enorme papel na revolução científica.

Grandes Matemáticos: Galileu Galilei
Pressionado pelo pai, entrou no curso de medicina na Universidade de Pisa, em 1581. Alguns anos mais tarde, abandonou o curso, mas adquiriu excelentes conhecimentos de Geometria.

O pai da ciência moderna ou pai da física matemática, o primeiro a usar o do telescópio, acabou com as teorias aristotélico-tomista e o modelo ptolomaico, finalizando qualquer teoria especulativa sobre o universo. Com Galileu, entra em vigor uma nova concepção da física como Ciência Matemática. A linguagem da natureza, a partir de então, passa a ser a dos números.

Contrariando a Metafísica, foi o primeiro a contestar as ideias de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Diferentemente de Aristóteles, Galileu usou técnicas matemáticas ao analisar os resultados de suas pesquisas.

Neste período ele fez a balança hidrostática, que após deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, construiu a primeira luneta astronômica, observando com detalhes, o universo. Após, mesmo não sendo o inventor do telescópio, foi o primeiro a usá-lo, inventando outros com a visão muito melhorada. Viu a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol, as fases de Vênus, crateras e montanhas na Lua, os anéis de Saturno, e inúmeras estrelas de Via Láctea. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a acreditar na Teoria Heliocêntrica (o Sol como o centro do universo), contrariando as teorias de Ptolomeu e Aristóteles (Teoria Geocêntrica, com a Terra sendo o centro do universo), e também contrariando a Igreja Católica, que controlava a ciência na época.

Galileu descobre os quatro satélites de Júpiter, o que prova que alguns astros são capazes de orbitar em torno de outros. Observa que Vênus tem as mesmas fases da Lua e conclui que o planeta, como a Terra, também orbita ao redor do Sol. Em 1614 foi acusado de heresia pela Igreja Católica e em 1616 foi proibido de ensinar e defender sua teoria.

Outra ideia fundamentada por Aristóteles e foi colocada em discussão por Galilei, foi a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo Galileu, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.

Em todas as suas obras, Galileu fugiu à regra habitual e escreveu todos os seus livros em italiano vulgar e não em latim. A sua pretensão era se dirigir não só aos homens da ciência, mas a todos os homens interessados em acompanhar a evolução do saber.

Galileu escreveu sobre Mecânica Celeste, Lei Gravitacional, Geometria, Mitologia, Teoria das Marés (provando o movimento da Terra), trajetória de projéteis, entre outros. Foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros estudos consistentes do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Enunciou a lei dos corpos e o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica de Isaac Newton.

Famoso por desenvolver os próprios equipamentos de pesquisa, é atribuído a Galileu a criação de instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. Estudou também métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero como se pensava até então. Continuando suas obras, escreveu, em 1632, o “Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo – Ptolomaico e Copernicano”, provando assim a Teoria Heliocêntrica de Nicolau Copérnico. Em 1633, foi condenado pela inquisição e ficou em prisão domiciliar permanente em sua casa de campo em Arcetri, no sul da Florença, Itália, sendo obrigado a renegar suas descobertas.

Em 1942, Galileu Galilei morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Mas, uma dessas obras, sobre mecânica, foi publicada pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa.

Após 350 anos, o papa João Paulo II admitiu os erros da Igreja e o absolveu.

A Matemática é o alfabeto no qual Deus criou o universo